Visando combater golpes e fraudes na telefonia fixa, a Anatel determinou recentemente um conjunto de medidas que devem ser cumpridas pelas empresas de telecomunicações.
Segundo matéria publicada em agosto de 2024, no portal da CNN Brasil, são mais de 4,5 mil tentativas de golpe financeiro por hora, em todo o país.
As tentativas acontecem por meio de aplicativos de mensagens ou ligações telefônicas. Nesse universo, os criminosos fingem se passar por funcionários de bancos ou parentes e amigos, para conseguirem senhas, dados pessoais, realização de PIX, pagamento de boletos falsos, entre tantas outras ações fraudulentas.
Querendo combater os golpes e fraudes na telefonia fixa, em setembro de 2024 a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou novas medidas para fechar o cerco aos fraudadores e garantir mais proteção aos brasileiros.
Continue a leitura e saiba quais são as medidas anunciadas e como a Anatel pretende combater esses crimes.
As tentativas de golpes via telefonia fixa
De acordo com o portal da Anatel, os golpes e fraudes mais comuns aplicados no Brasil atualmente, seja por da via telefonia fixa ou aplicativos, são:
Golpe da central de atendimento: conhecido como golpe do 0800. A vítima recebe uma ligação de um número que inicia com 0800 informando haver algum problema no banco ou empresa conhecida, ou ainda com uma compra e até mesmo uso do cartão.
Na maioria das vezes, acreditando ser verdade, a vítima acaba por informar senhas, dados pessoais e até mesmo realizar transações financeiras sob orientação do fraudador.
Golpe do funcionário falso: nesse golpe, o criminoso se mune de informações sobre funcionários da empresa/banco e cria uma conta no WhatsApp com a foto do profissional e nome completo do mesmo.
Em seguida, liga para a vítima ou envia mensagem se fazendo passar por algum representante da empresa, loja ou instituição financeira.
A estratégia usada pelo fraudador é informar algum falso problema ou irregularidade na sua conta, compra ou cadastro, orientando a pessoa do outro lado da linha a desligar e fazer uma chamada para a central de atendimento
Porém, o criminoso não desliga o telefone e quando a vítima tenta fazer uma nova chamada, ele simula um atendimento, onde consegue senha e outros dados de segurança de contas.
Do WhatsApp falso: O criminoso rouba uma foto da vítima, geralmente a mesma já utilizada por ela no perfil do aplicativo, então envia mensagens para os contatos, relatando os mais diferentes casos e histórias com objetivo de obter alguma vantagem financeira.
Sequestro da linha: o telefone da vítima passa a funcionar em outro chip, de posse do criminoso, e ele passa a receber mensagens e ligações destinadas ao proprietário, tendo muitas vezes acesso a dados de segurança e senhas.
Golpe de engenharia social: o fraudador liga para a vítima se fazendo passar por um representante da Anatel ou outros órgãos públicos, na tentativa de obter dados pessoais e/ou financeiros.
Medidas adotadas pela Anatel para conter os golpes via telefonia fixa
Esperando combater os golpes via telefonia fixa, a Anatel determinou que:
1- As empresas deverão realizar novas etapas da verificação das chamadas.
2 – Proibir o uso de múltiplos números aleatórios para chamadas realizadas de um mesmo originador. Essa prática é muito usada no Brasil pelos prestadores de telesserviço, dificultando a identificação de quem liga e também prejudicando o bloqueio de chamadas indesejadas ou fraudulentas no telefone do consumidor, caso ele deseje.
3 – Centralizar os números de denúncias de instituições financeiras sobre os telefones utilizados para a aplicação de golpes.
A partir dessas notificações, cada operadora deve usar as informações para:
- identificação do usuário,
- bloqueio do acesso às redes de telefonia,
- acionar as autoridades de Segurança Pública.
É importante destacar que a plataforma “Não Me Perturbe” continua permitindo o cadastro gratuito para quem quer bloquear ligações telefônicas indesejadas.
Consequências para as operadoras que não cumprirem as normas
A Anatel comunicou que as empresas de telecomunicação que não acatarem as medidas visando o combate aos golpes e fraudes na telefonia fixa poderão ser penalizadas com multas de até R$ 50 milhões.
Também podem perder a licença para operarem com os serviços no Brasil, logo, todas precisarão acatar e cumprir com as medidas estabelecidas pela entidade.
Agora que você conferiu como a Anatel está combatendo golpes e fraudes na telefonia fixa, que tal acessar o nosso site para saber como as soluções ScoutAI podem elevar o seu negócio?