Compras na Black Friday impulsionam o mercado brasileiro

Fazer compras na Black Friday já se tornou um hábito para os brasileiros e, em 2024, a promoção promete impulsionar o mercado.

Durante todo o mês de novembro, os consumidores acompanham as ofertas que começam a aparecer, preparando-se para o grande dia, em que os preços caem e as promoções se tornam mais vantajosas.

Para os negócios brasileiros, é importante conhecer a fundo o comportamento do consumidor, de modo a garantir que as estratégias adotadas estejam de acordo com as demandas do público.

Por isso, neste conteúdo, falamos sobre as previsões em relação às compras na Black Friday de 2024. Acompanhe!

Como foi a Black Friday em 2023? 

Um levantamento realizado pela Neotrust e pela ClearSale apontou que, em 2023, as compras na Black Friday resultaram em um faturamento de R$ 5,23 bilhões.

Apesar do valor alto, o resultado foi inferior ao do ano anterior, o que gerou preocupação entre diversas marcas.

De todo modo, vale lembrar que o destaque em relação às categorias mais procuradas ficou com os eletrodomésticos, enquanto o método de pagamento mais utilizado foi o cartão de crédito.

Para a nova edição da promoção, é esperado que as marcas tenham implementado novas estratégias, buscando reconquistar o consumidor e aumentar as vendas nesse período.

Compras na Black Friday: quais as expectativas para 2024?

Em 2024, a expectativa é de que a Black Friday volte a render bons frutos para as marcas que participam da promoção.

Um levantamento realizado pela Cuponomia apresenta boas perspectivas, como detalharemos a seguir:

Intenção de compra

O primeiro passo para entender o que devemos esperar desse evento é compreender como está a intenção de compra dos consumidores. Afinal, é dela que depende o sucesso das promoções.

O estudo traz boas notícias, apontando que 93% dos consumidores pretendem fazer compras na Black Friday, sendo que 60% estão pensando em adiantar as compras de Natal.

Nesse sentido, a promoção tem bastante potencial e pode ser muito bem aproveitada pelas empresas.

Canais de compra 

Os canais de compra são mais um elemento a ser considerado, especialmente com o crescimento constante do e-commerce, que vem acontecendo ao longo dos últimos anos.

Segundo o levantamento mencionado, 73% dos consumidores pretendem fazer suas compras pelo smartphone, deixando o computador em segundo lugar.

Esse é um ponto importante para as empresas, que devem adequar seus canais ao formato mobile.

Formas de pagamento

Em relação às formas de pagamento preferidas dos consumidores, não há grandes mudanças em relação ao ano anterior.

De acordo com a pesquisa, o cartão de crédito é a primeira opção de 76% dos consumidores que pretendem comprar algo nessa ocasião.

O pix e o cartão de débito, por outro lado, são a escolha de somente 21% das pessoas.

Categorias mais procuradas

Por fim, também vale a pena ter em mente o que as pessoas estão buscando para as suas compras na Black Friday.

O levantamento mostra que os eletrodomésticos ainda são a categoria mais procurada, correspondendo a 39% das intenções de compra.

Por outro lado, houve também um crescimento da categoria de moda e acessórios, que são a preferência de 38% dos consumidores. Assim, essa é uma ótima notícia para quem atua no setor.
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