O fim do ano está chegando e, com ele, chega também a busca por presentes de Natal, que costuma movimentar o mercado.
Todos os anos, os brasileiros vão às lojas físicas e online para encontrar os produtos ideais para presentear amigos e familiares.
Para se dar bem nesse período e aproveitar a movimentação dos consumidores, vale a pena ficar por dentro das principais tendências desse ano e agir de forma estratégica.
Quer saber como aproveitar o período de compras dos presentes de Natal para aumentar as suas vendas? Continue a leitura!
Busca por presentes de Natal movimenta o comércio
As datas comemorativas são uma grande oportunidade a ser explorada pelos comércios, tanto digitais quanto físicos.
Em 2023, o e-commerce brasileiro vendeu o maior montante da sua história e os números se mantiveram estáveis ao longo de 2024, segundo um estudo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Por outro lado, dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostram que 76% dos consumidores pretendem comprar os presentes de Natal em lojas físicas.
Assim, o fato é que é possível se dar bem tanto no ambiente online quanto no offline, desde que o seu negócio saiba se posicionar estrategicamente durante esse período.
Como aumentar as vendas nesse período?
Seja no seu comércio online ou em uma loja física, o Natal é uma boa oportunidade para vender mais e melhorar o seu desempenho no mercado.
Por isso, aqui vão algumas dicas de como explorar essa data ao máximo e garantir o sucesso do seu negócio:
Entenda o que os consumidores estão procurando
Em primeiro lugar, se você vende produtos variados, é importante entender o que os consumidores estão procurando quando saem em busca dos presentes de Natal.
Alguns exemplos de itens que recebem uma alta procura nessa época são os de vestuário, calçado, perfumaria, cosméticos e brinquedos.
Assim, se possível, vale a pena explorar esses segmentos e oferecer um bom número de opções ao seu consumidor.
Faça promoções
O preço é sempre um fator decisivo para a decisão de compra do consumidor, mas quando se trata de presentes de Natal, ele pode ser ainda mais relevante.
Afinal, essas compras costumam envolver a aquisição de um bom número de produtos, o que significa que as pessoas podem acabar priorizando a economia.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Fecomércio do Amazonas, 72% dos consumidores pretendem gastar entre R$ 80,00 e R$ 250,00 por presente neste Natal.
Assim, para vender mais nesse período, vale a pena investir em promoções especiais de final de ano e procurar atender aos preços procurados pelo seu público.
Venda antecipadamente
Também vale lembrar que esse movimento gerado pela procura por presentes de Natal pode agradar os comerciantes, mas nem sempre é agradável para o cliente.
Por isso, muitas pessoas adotam o hábito de fazer suas compras mais cedo, para evitar a movimentação que é característica do período de fim de ano.
Nesse sentido, pode ser interessante começar as promoções mais cedo e aproveitar para atrair os clientes com antecedência.
Seguindo essas dicas, você vai vender mais neste Natal e explorar ao máximo o potencial da data.
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